top of page

Do Autor.
 

médice_n.jpg
ooo06c0ffc.jpg

 O segredo da 
Arte della Seta 

capa 9 (66).png
joaquim_inácio.jpg
capa 12 (64).png

Como foi possível não detectar a verdadeira equipa que estava por detrás de D. José I e do Marquês de Pombal durante mais de dois séculos e meio de História? A resposta é simples; não é possível identificar algo que não se conhece ou que foi oculto na fonte.


Os protagonistas da equipa por detrás de D. José I e do seu Secretário Sebastião José de Carvalho e Melo era formada por Mercadores-Banqueiros nacionais e estrangeiros residentes no Reino, discretamente omitidos ao mais alto nível cuja razão tem a ver com a dimensão do plano, o que pode ser interpretado como consciência estratégia e Sentido de Estado. 

​

D. José fez-se valer dos validos adoptivos do Reino detentores de uma Cultura Secular iluminada e ciência comercial, cujas redes se estendiam pela Europa e pelos Impérios.

 

Nascidos nas Oligarquias da Europa e numa pequena burguesia nacional que despontava no Reino e no Império tinham atitude de elite, e agiram sempre em rede num circuito fechado, em Portugal este grupo acordou com D. José I muito mais do que um plano, acordou um compromisso, um Projecto de Poder nada pacífico para ambas as partes, mas que foi de génio para os tempos, exemplo na sua qualidade e "irrepetível" nas suas condicionantes.

​

Mais de 250 anos de dúvidas e teorias para localizar os seus protagonistas, 18 anos de investigação em absoluto segredo profissional numa obra inteiramente preenchida com pinturas e documentos de época, efectuada nos fundos dos Arquivos Históricos Europeus  com destaque para a Torre do Tombo de Lisboa. 


O seu primeiro volume possui mais de mil  e trezentas  (1340) páginas na sua 5ª edição de 2021, onde estão discriminadas nome a nome as famílias, enredos, projectos, acordos e que formavam um pequeno tecido social influente, feito de homens nacionais e estrangeiros adoptivos do Reino,  até hoje, omitidos da história.  O  período que abrange a narrativa  é de 1734 a 1834 nos seus actuais três volumes.  

​

​

Primeiro livro. 

​

No primeiro volume o leitor encontra o histórico da construção da Equipa a volta de D. José I e dos seus protagonistas ainda antes do início do seu Reinado, participavam na ajuda no previsto plano de reformas e na própria formação com carácter mercantil do Príncipe futuro Rei.  A Corte apresenta-se em absoluta ruptura e decadência com novos actores associados ao grupo mercador-banqueiro, assim como,  posiciona uma centena de famílias próximas e apoiantes das futuras reformas. Por ser fundamental, existe um capítulo com uma espécie de resumo da História dos Mercadores-Banqueiros e como complemento, a biografia de um personagem muito importante dentro da corte Joanina e depois de D. José, o militar , engenheiro e Arquitecto Carlos Mardel.  A discriminação da «equipa» e dos personagens do XVIII fazem-se de maneira pormenorizada com nomes, família/elementos, funções, origens, morada e a própria residência, assim como, a definição «medição» da sua influência política». 

​

De facto foi necessário reestruturar a história naquilo que diz respeito as verdadeiras fontes do poder económico e político, para tal, contém nas suas primeiras páginas o objecto de estudo e a definição dos critérios e métodos adoptados na investigação, nestas definições, o leitor identifica de imediato os erros e as omissões que historiadores,  investigadores e académicos cometeram nestes últimos séculos, tais critérios e métodos, servem ainda, para a elaboração dos volumes seguintes e a continuação do suporte à Tese. O seu período temporal - 1735- 1800.  (1330 páginas) 

​

   Segundo livro.

​

«Lisboa Mercantil e Maçónica, Portugal e Brasil governados pela Junta do Comércio» (1771- 1832).

​

Apresentado em Setembro de  2019, encontramos a continuidade e as consequências das reformas Josefinas com os resultados da evolução do tecido social português e brasileiro, as suas elites,  política e a cultura numa base cronológica entre 1771 a 1834.  Feito de notícias documentais, na sua maioria, inéditas, estão apresentadas de forma enquadrada recuando a narrativa ao ano de 1771 com novas abordagens num período que abraça e sobrepõe-se com o primeiro livro. Faz parte ainda,  uma pormenorização documental do período do Marquês de Pombal no seu exílio na Vila de Pombal (1777-1782) e dezenas de outros subtítulos como a Biografia de Carlos Mardel, sempre apresentado com suporte dos documentos da real fonte do poder político, «A Junta do Comércio». (1130 páginas)

​

O terceiro livro 

 

Com 670 (páginas) apresentado em 2021 é uma consequência obrigatória dos dois primeiros e tem como obejctivo responder à tese apresentada na sua vertente cultural, onde o tecido social objecto de estudo aparece envolvido, ou não, nas actividades culturais, empresariais no teatro, música, ópera e também na política, tudo isso, num espaço temporal entre 1734 e 1797.    

​

-------------------------------------------------------

Sobre a Obra.

​

A construção da obra leva em conta critérios que tem a ver com a Tese Inserida.

​

Por se tratar de uma nova composição do poder e dos protagonistas junto de D. João V, D. José I e do Marquês de Pombal, encontramos cenários completamente diferentes daquilo que até hoje se fez crer nos melhores trabalhos científicos existentes, basicamente foi reescrever parte da História o século XVIII Português naquilo que diz respeito às fontes do poder na proximidade de D. José com a identificação de um grupo social indiferenciado na Sociedade Portuguesa; Os Mercadores-Banqueiros;

​

«eles não mandam em Portugal, mandam na Europa»

​

Contraditório - Base científica - Levantamento.

​

O Contraditório à Tese defendida e o suporte científico apresentam uma análise referenciando sete das principais obras e teses de referência do Pombalino ou ainda, na proximidade do objecto deste estudo, com destaque para Jorge Borges de Macedo, Kenneth Maxwell, Joaquim Veríssimo Serrão, Nuno Gonçalo Monteiro, Rui Manuel Figueiredo Marcos, António Lopes e Sebastião José de Carvalho e Melo (Conde de Oeiras) inclui ainda, citações e contraditório de muitas dezenas de Teses  Nacionais e Internacionais. 

​

A  narrativa contém ainda dezenas de pequenas biografias dos seus protagonistas que nada mais são do que um levamento para resgatar mais de 100 famílias portuguesas, estrangeiras ou «estrangeiradas» adoptivas do Reino que fazem parte e farão, da futura elite económica e política de Portugal e do Brasil no seguinte século XIX,  sendo estes, os executores primeiros da reforma Josefino-Pombalina.

​

Hoje, bem mais de 800 mil portugueses e brasileiros são descendentes directos destas famílias. Este resgate, vem ainda fazer jus a quem de facto governou, fez ciência e empreendeu obras extraordinárias em Portugal e no Brasil assim como no restante império. 

​

O maior trabalho de Investigação sobre o Século XVIII Português. 

​

Documentação consultada, referenciada e transcrita.

​

O trabalho possui um  levantamento parcial de vários fundos documentais da Torre do Tombo e  de outros arquivos europeus que ao longo destes 18 anos significaram verificação, leitura completa ou parcial de mais de 40 mil documentos, incluindo noutros arquivos europeus. 

​

Destes, mais de 300 estão transcritos de forma integral, parcial ou com excertos. Outros estão digitalizados e impressos nas páginas, entre documentos e fontes  bibliográficas, mais de 1100 notas de referência, suportados na sua maioria com informação de fonte primária inédita. 

​

Estão ainda referenciados centenas de artigos científicos com setenta obras de referência, no entanto, considerando que  não existem outros trabalhos com este objecto de estudo antes 2016, o forte desta obra é a sua exclusividade no enquadramento que faz.

​

As notas de referência existentes no primeiro volume, proporcionam uma média de dois documentos citados por página, para além de mais de 180 pinturas de época enquadradas no decorrer da leitura, também elas, documentos em si que fazem parte do suporte da tese 

-----------------------------------------------------------

Formatos

​

Só está disponível em formato digital. 

--------------------------------------------------------------

Sobre a formatação da obra.  

​

Livros Digitais - paginados num formato normal Livro 17  x 24 cm , com letra e escrita em espaço generoso para leitura, conforme pode ser observado nas imagens deste site, as pinturas, mapas e desenhos de época são parte integrante da documentação probatória o que enriquece e  fortalece o seu suporte científico, com beleza especial no seu resultado.  

 

A obra está absolutamente preenchida com mais de 800 imagens destas 180 pinturas de época, gravuras, documentos originais, transcritos, digitalizados e enquadrados na sequência normal da Leitura. 

 

Ideal para estudantes, investigadores, académicos  e historiadores é uma fonte inesgotável de informação, excelente trabalho para consulta desenvolvido, entretanto, com vocabulário acessível para leitura de leigos e académicos.

​

Poderá ainda consultar muita informação em dezenas de artigos sobre o conteúdo desenvolvidos na página do facebook sobre a mesma. Link abaixo. 

​

«A Verdadeira Equipa do Marquês de Pombal Obra Publicada»    

​

https://www.facebook.com/mauroburlamaquisampaio22

​

​

​

https://www.facebook.com/mauroburlamaquisampaio22

​

___________________________________________________

​

Formato em papel (Não está disponível)
_____________________________________________

Formato ebook on-line  (Não está disponível)

_______________________________

Só existe em formato Digital. 

______________________________________________

​

Preços e forma de adquirir.

​

Informações e encomendas pelo email: marquesdepombal.obra@gmail.com

Os livros possuem um preço individual de 23 euros.

Preço especial de 19
 euros cada volume na compra de dois volumes.

Preço especial de
17 euros cada volume na compra do conjunto dos  três volumes., 

​

Envio dos Livros digitais para o seu email. 

​

Pagamentos por transferência bancária ou Paypal 

ver dados e informações mais abaixo.  

sallesddderivada.jpg
Cragas de Navioa a conta do destinatário 1783.jpg
regimento 1727.jpg
PT-TT-MCO-A-C-002-003-0006-00006_m0007_derivada.jpg
lucca 8.jpg
Fábrica da Pólvora 1.jpg
manislha 2.JPG

Segue mais abaixo discriminação individual das obras disponíveis, como encomendar e formas de pagamento.   

------------------------------------------------------

Biografia de Carlos Mardel 

​

Apresentada em 2021 deu sequência a uma primeira abordagem sobre a sua pessoa no primeiro volume de 2016. Esta biografia completa e enquadra Mardel naquilo que se suspeitava; «a forte influência na corte e em especial junto de D. José I»  Enquanto cortesão, tutor, amigo e conselheiro do príncipe que depois foi Rei, enquadra ainda, a verdadeira dimensão da sua obra em Lisboa colocando-o definitivamente como principal e quase único director-projectista das obras  do pós-terramoto. 

​

São 100 páginas que foram inseridas de forma integral tanto no primeiro volume como no segundo, podendo assim, o leitor optar por adquirir o título do seu interesse. Para aqueles que já possuem o primeiro, é uma forma de obter a mesma biografia no segundo.  

​

----------------------------------------------------------

​

Encomendas e outras informações sobre pagamento e compra são feitas  exclusivamente pelo email:  

​

Informações e encomendas pelo email.


marquesdepombal.obra@gmail.com  

​

-------------------------------------------------------------

Preços Especiais 

​

Preço de cada Livro.  -  20 euros.

Na compra de dois livros  cada volume fica em 

- 18 euros.  

Na compra de três livros cada volume fica em 

- 16 euros.

​

Na compra dos três volumes em conjunto ao invés de 60 euros fica em 48 euros. 

​

Pagamentos.

Transferência Bancária - Multibanco - Paypal

​

https://paypal.me/MarquesdePombal?

​

Os livros digitais são enviados para o email do leitor/comprador.  Para todo o Mundo.  

----------------------------------------------------------

​

L'arsenal_de_la_VOC.jpg
Abaixo acrónimos da Equipa de D. José I
carlos mardel - Cópia.png

Sede em Amesterdão da CIO Companhia para as Ìndias Orientais.

Muito  próximo estava o estaleiro da família de Mercadores 
Braamcamp.  

 Os acrónimos são uma representação simbólica, simples com a origem dos núcleos de influência política nos reinados de D. João V e D. José I.   

gerritffgg.jpg

Gerrit Braancamp. 

D. Pedro III filho mais novo de D. João V casará com a sua sobrinha, filha de D. José I seu irmão, e será rainha como D. Maria I. 

Cardeal da Cunha. 

cardela da.jpg

Rainha, Mariana de Áustria por Pompeu Batoni. 

antono niccolini.jpg

Maria Niccolini, família Niccolini presente em Lisboa. 

Família Mercadora-Banqueira, Durazzo de Génova.
Na pintura Filippo Durazzo. 

Sobre o autor 

Mauro Burlamaqui Sampaio, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1963, vive em Portugal desde 1984 e tem o seu percurso profissional facetado entre o desenho, micro empresário na indústria do mobiliário, Estudos na área de Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa e ainda técnico auxiliar de Farmácia.

A investigação  documental desenvolve prioritariamente na Torre do Tombo de Lisboa e ainda noutros arquivos europeus actividade de opção que desempenha em exclusivo desde 2003 com destaque para 
os fundos do Século XVIII, português, europeu e brasileiro.    

 

mauro em caldas.jpg
mauro em lucca.webp
bottom of page